terça-feira, 4 de junho de 2019

Perguntas de entrevista de emprego para jovem aprendiz

Existem muitas dúvidas no que diz respeito a entrevista de emprego para programas de aprendizagem. Deste modo, resolvi fazer esta postagem para que os adolescentes e jovens fiquem tranquilos durante a preparação para uma futura entrevista.

Vale a pena ressaltar que não existem muitas diferenças entre as perguntas feitas para um jovem aprendiz e uma pessoa veterana no mercado de trabalho. De qualquer modo, você verá na lista abaixo algumas perguntas que são únicas para quem busca vaga de aprendiz ou o primeiro emprego.
Vou deixar as perguntas em ordem de questionamento por parte do entrevistador. Nada impede que elas sejam feitas em outra ordem, mas provavelmente você será questionado nesta sequência.

1ª - Fale sobre você. 

Esta pergunta é feita para que você diga, ou faça, uma breve apresentação sua. Lembre-se que o objetivo é conhecer você no sentido profissional. Então esta é a hora de mencionar alguns pontos que podem chamar a atenção para algum ponto forte, ou habilidade, que a empresa poderá usar. Conseguir identificar seus pontos fortes ajuda nesta pergunta e na pergunta número 5, além de ser o ponto de partida para se diferenciar dos demais candidatos. (como identificar meus pontos fortes)

2ª - Como você soube da vaga? 


Nesta pergunta não existe muito segredo. Seja sincero e espere para ver se virá algum complemento à ela. Isso geralmente ocorre quando você cita que soube da vaga através de um funcionário. nestes casos, é comum questionarem quem é esta pessoa, em que departamento ou função ele trabalha. 
Sempre que for dizer que foi através de um funcionário, peça autorização prévia da pessoa para citar ela na entrevista. Fazer isso sem que o funcionário saiba é falta de educação e ética. 

3ª - Por que você quer trabalhar tão cedo?

Esta é outra pergunta simples e que pode revelar muito sobre você. Os seus reais motivos podem não ser exatamente o que a empresa quer ouvir. Ao mesmo tempo, você precisa saber em que sentido deve desenvolver a sua empregabilidade. Agora é hora de começar a mudar a postura e desenvolver comportamentos que o farão conquistar oportunidades no mercado de trabalho.


4ª - Quais são os seus objetivos?  


É comum o jovem não pensar nisso até que seja perguntado em uma entrevista de emprego. Quem não tem objetivo não se empenha com afinco, afinal, ele não tem algo a alcançar. A partir desta quarta pergunta, você observará que a necessidade de preparação  autoanálise será essencial.
Será muito importante que o jovem comece a se questionar sobre pontos que irão ser a bussola dele na vida de adulto. Isso não significa que ele deverá seguir estes objetivos de modo constante e sem a possibilidade de rever conceitos e metas, mas já é fundamental conseguir pensar na vida e ter bem claro o que o motiva atualmente.  

5ª - Quais são os seus pontos fortes? 

Espera-se que o entrevistado cite três pontos fortes, ou habilidades que podem ser utilizados no mundo do trabalho. A empresa não tem obrigação de saber isso. Cabe a você mencionar. Novamente a reflexão antecipada faz toda a diferença.

6ª - Quais são os seus pontos fracos? 
Feita desta forma, você deverá citar três pontos fracos. a pergunta pode ser feita pedindo que mencione o seu maior ponto fraco. Neste caso mencione apenas um.
Nunca esqueça que o entrevistador espera uma explicação deste(s) ponto(s) fraco(s). Diga o ponto seguido de uma explicação de como ele se torna uma fraqueza no seu caso e, em seguida, o que tem feito para melhorar isso e como já está obtendo bons resultados.

7ª - Por que quer este emprego? 
Ao responder, pense no porquê a empresa precisa de um empregado. Você não é o único interessado. Elabore uma resposta que pode trazer segurança para a empresa ao te contratar. Segurança de que está com alguém interessado nas atividades e no bom andamento das atividades.

8ª - O que sabe de nossa empresa? 
Uma pesquisa antecipada pode revelar muitos pontos interessantes sobre a empresa. Vá para a entrevista tendo em mente aquilo que é essencial para o bom funcionamento dela. Tente responder mentalmente o que um funcionário precisa saber sobre ela.

9ª - Quais são os seus Hobbies? 
Diga quais são as atividades que costuma realizar nos períodos de folga. No caso do jovem aprendiz, mencione o que faz quando não está estudando. Não esqueça que tudo na sua vida revela muito sobre quem é você e isto não é diferente quando se trata de atividades em tempo livre. Cuidado como que irá responder nesta altura da entrevista. 

Esta é uma sequência de perguntas muito utilizada nas entrevistas de emprego para jovem aprendiz. Para se preparar bem, sugiro que assista aos vídeos em que explico melhor o motivo da pergunta e deixo exemplos práticos de como podem ser respondidas sem comprometer o seu desempenho.

Desejo a todos sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário