quinta-feira, 25 de julho de 2019

Dinâmicas de grupo para entrevista de emprego

Desde que resolvi atuar nas redes sociais eu percebo que duas coisas trazem verdadeiro pânico para quem busca oportunidades de jovem aprendiz, estágio ou o emprego tradicional com carteira de trabalho assinada.
1 - As perguntas de entrevista de emprego;
2 - Dinâmicas no processo seletivo.
Neste momento vou focar nas dinâmicas de grupo, ou coletiva, para processos seletivos. A razão delas existirem é que os profissionais de RH precisam ver como os candidatos vão agir para solucionar um problema e interagir com os outros participantes.

Você provavelmente está  com a mesma questão que outros inscritos me fazem. "Como ir bem em uma dinâmica realizada no processo seletivo?"
VOCÊ PRECISA SABER QUE não tem como mentir para selecionadores profissionais. Por isso que no vídeo em que comento isso, eu digo que durante a dinâmica é vital ser você mesmo. Tentar passar uma imagem que não é a sua real maneira de agir no dia a dia, só vai deixar evidente que está tentando trapacear.
A real preparação para as dinâmicas está no dia a dia. Quem tem as características de trabalho em equipe, proatividade, efetividade entre outros, consegue transparecer isso sem dificuldade alguma nestes momentos do processo seletivo. Quem não tem, e tenta mostrá-las acaba fazendo papel de bobo.
Um exemplo está em uma empresa que procura lideres para cargos abertos. Não será na dinâmica que você ira se tornar um. No máximo você vai mostrar ser alguém atrapalhado tentando colocar em prática o que acha ser atitudes de um líder de equipe.
Outro exemplo é quando a empresa procura pessoas capazes de aceitar a direção de outro profissional. Geralmente, nestes casos, alguém que toma o grupo para si não será tão apreciado, mas vai se esperar alguém que saiba ouvir, expor suas ideias e se dedicar ao que foi estipulado para ela fazer.
Existe uma razão para eu ter dado estes dois exemplos. Dificilmente será dito para você o que se espera quanto ao comportamento dos candidatos. Uma atitude de liderança ou de um liderado? Isso é feito propositadamente para que a observação seja a mais real e possível. no final é possível identificar os lideres e os que aceitam ser liderados. Serão contratados aqueles que a empresa necessita.
Diante disso, fica claro que quem não está em um desses grupos terá dificuldade de ir bem na dinâmica e de conseguir uma vaga em grandes empresas, que geralmente tem processos altamente eficazes para identificar características pessoais em cada candidato.
A grande verdade é que você constrói a sua personalidade e suas forças durante toda a vida. Cada trabalho em equipe na sua escola (ensino fundamental, médio, técnico ou superior) vai ser um "tijolo" a menos na construção de uma competência. Menor capacidade de trabalhar em equipe, de ouvir outras opiniões, de expor o que pensa, de refletir e analisar de um ponto de vista diferente, de ajudar o grupo a ver o caminho a seguir, de falar em público e por ai vai.
Por mais que os professores pareçam chatos, as atividades propostas acabam desenvolvendo o seu potencial. Assim, participe no maior número de atividades escolares que forem realizadas. Se você já passou desta fase, da fase escolar, então tente mudar a postura em casa e nas atividades sociais. Como você age com os filhos (ouça, pergunte,entenda, aconselhe entre outros) e como se comporta no futebol com os colegas(fica irritado quando está perdendo, passando a bola, ouvindo e aceitando a posição em campo)  e atividades diversas que envolvam contato com pessoas.
É no cotidiano que você adquire ou aprimora o que realmente importa em um profissional de sucesso.
Assista aos vídeos já publicados e gratuitos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário